O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) condenou o América e o Potyguar Seridoense pela escalação irregular de atletas no Campeonato Potiguar de 2026. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira 5 pela 1ª Comissão Disciplinar, em sessão que foi transmitida pelas redes sociais da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).
Com a decisão, fica confirmada a perda de 18 pontos pelo América e de 15 pontos pelo Potyguar Seridoense — em 30 de janeiro, após receber a denúncia, a própria FNF já havia aplicado a punição de forma administrativa.
A perda dos pontos decreta o rebaixamento dos dois clubes à segunda divisão do Campeonato Estadual, pois não há mais como ultrapassar o primeiro clube fora da zona de rebaixamento — atualmente o Globo FC.
Os auditores entenderam que os dois clubes infringiram o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e o parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da Competição. A medida foi adotada após denúncia formal apresentada por seis clubes participantes da competição.
No caso do América, a punição foi decretada por 3 votos 1. O clube foi punido com a perda de 18 pontos por ter relacionado o lateral-direito Elias nas três primeiras rodadas do Campeonato Estadual. Ele completou 20 anos em outubro de 2025 e estava inscrito com contrato amador. O regulamento do campeonato proíbe a inscrição de atletas amadores com essa idade.
Além do América, outro clube punido foi o Potyguar Seridoense, que perdeu 15 pontos pela utilização indevida dos jogadores Fabrício e Toró, também relacionados com contrato amador. No caso do clube de Currais Novos, o placar foi de 4 votos a 1.