O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que prevê chuvas de até 100 milímetros por dia, para todo o Rio Grande do Norte. O aviso tem validade desta sexta-feira (6) até 10h do domingo (8). Na quarta, o órgão havia emitido um outro alerta, da cor amarela, para chuvas de até 50 milímetros no estado.
Até 12h desta sexta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) informou que em pelo menos seis cidades do estado a chuva já ultrapassava os 50 milímetros. A cidade com maior registro, segundo o órgão, era Pedro Avelino, onde choveu 122 milímetros. Monte das Gameleiras (95 mm), Coronel Ezequiel (87 mm), Cerro Corá (69 mm), Sítio Novo (62 mm) e Upanema (59 mm) fechavam a lista.
A chuva causou alagamentos em ruas, invadiu casas e comércios pelo estado, mas também trouxe esperança em algumas zonas rurais do interior.
Alerta do Inmet
O alerta laranja do Inmet representa perigo e é o segundo entre três níveis na escala de severidade do órgão. O mais leve é o amarelo, que representa perigo potencial, e o principal alerta é o vermelho, de grande perigo.
O alerta laranja prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas neste tipo de alerta.